Território de inspiração e atuação: RMBH e Colar Metropolitano
Inserido na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o AUÊ! tem esse território como seu recorte prioritário de ação, incidência política, compreensão e inspiração para a construção de conhecimento sobre as diversas realidades da agricultura urbana, da agroecologia e da agricultura familiar. A RMBH é a terceira maior região metropolitana do Brasil em termos populacionais, com cerca de 4,9 milhões de habitantes (de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, em 2010), o que representa cerca de ¼ da população do Estado de Minas Gerais, com 2,4 milhões de habitantes concentrados apenas em Belo Horizonte. Atualmente, a RMBH é composta por 34 municípios, além dos 16 outros que compõem o Colar Metropolitano com características bastante diversas entre si.
No que se refere às práticas de agricultura na RMBH, ao longo dos 10 anos de atuação, nós do Grupo AUÊ! identificamos uma grande variedade de agriculturas neste território, que passam tanto pela lógica empresarial e do agronegócio, quanto por outras lógicas familiares, coletivas e solidárias. Essa diversidade se apresenta em toda a cadeia produtiva: desde o acesso à terra, o cultivo e a criação de plantas e animais até a destinação dos alimentos - seja pela comercialização, trocas, autoconsumo e/ou doação. Há uma diversidade de sujeitos e coletivos que contribuem para a promoção das agriculturas na RMBH, ocupando diferentes espaços de debate, no planejamento urbano e na formulação de políticas públicas.
Atuar no território metropolitano é reafirmar a percepção de que a RMBH é um território produtor de alimentos e de saúde, considerando as práticas agrícolas - agroecológicas e familiares - responsáveis pelo abastecimento alimentar de parte importante da população metropolitana, e as práticas de saúde atreladas ao uso e cultivo de plantas medicinais, às práticas ambientais de cuidado com os biomas e a sociobiodiversidade. Estas agriculturas anunciam e efetivam outras formas de relação com o espaço urbano possíveis rumo a uma região metropolitana mais saudável, justa e democrática.