Como atuamos
O Grupo AUÊ! tem sua atuação atrelada a diferentes campos de investigação das temáticas da agricultura urbana e agroecologia. Os projetos de pesquisa e extensão conduzidos pelo grupo perpassam questões como: conflitos socioambientais urbanos; reforma agrária; organização popular; segurança alimentar e nutricional; circulação de alimentos; economia popular, solidária e outras economias; planejamento urbano e metropolitano; articulação e movimentos sociais.
Na perspectiva do ensino e dos referenciais teóricos trabalhamos a partir de conceitos da produção do espaço urbano, da ecologia política e do comum relações entre urbano e rural, sociedade e natureza; agroecologia, agronegócio e sistemas alimentares; agriculturas, agricultura urbana e familiar. Essa atuação se organiza em eixos estruturantes e transversais, conforme exemplifica o esquema abaixo:
Projetos de extensão
PROEX e PBEXT/FORMEX-PG
“Cultivando Outra Cidade: estreitando relações entre agricultor e consumidor, construindo e apoiando o Sistema Participativo de Garantia na RMBH e Colar Metropolitano"
Visita de pares do Campo-Cidade, núcleo do SPG-RMBH, 2021.
Agosto de 2023 a Julho de 2024
BOLSISTA(S): Núria e Lucas
O projeto busca, a partir da indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão, o fortalecimento das práticas populares de agricultoras e agricultores urbanos e agroecológicas/os que participam do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da RMBH, Colar Metropolitano e seu entorno. Objetiva o acompanhamento e assessoria na obtenção da certificação da produção orgânica e agroecológica, impulsionando a auto-organização e o associativismo de quem produz e comercializa alimentos, além da ampliação do acesso a mercados e da atuação em rede de pessoas e grupos envoldidos na construção do SPG, em especial a Associação Horizontes Agroecológicos.
PROEX
"Direito Humano à Alimentação Adequada: apoio a agricultoras/es agroecológicas/os da RMBH em processos e instrumento de sistematização da produção e comercialização."
Julho de 2023 a Agosto de 2024
BOLSISTA(S): Emilly e Gustavo
O projeto busca promover a agroecologia na RMBH em sua conexão com o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), por meio de encontros e intercâmbios com as/os agricultoras/es e processadoras/es da Associação Horizontes Agroecológicos, participantes do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da RMBH. Os espaços formativos e de diálogo entre produtoras/es, consumidoras/es, técnicas/os, pesquisadoras/es, grupos e organizações sociais, possibilitam a construção coletiva de metodologias e ferramentas para o registro da produção e da comercialização. Além disso, as trocas impulsionam a compreensão coletiva das técnicas produtivas, acordos e dinâmicas necessárias ao Sistema Participativo de Garantia (SPG).
Estande da Fábrica de Hortas (Belo Horizonte) na Feira da UFMG, 2022.
Horta familiar Vitória, Ocupação Vitória / Izidora, 2022.
PROEX e PBEXT/FORMEX-PG
“Agrobiodiversidade e aprendizagens agroecológicas em periferias urbanas: práticas e praticantes do Programa Territórios Sustentáveis de Belo Horizonte”
Março de 2023 a Fevereiro de 2024
Bolsista: Vitória
O projeto busca potencializar as ações do Programa Territórios Sustentáveis (vinculado à Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte), para ampliar a difusão da agroecologia nas periferias urbanas de BH. Por meio de processos horizontais de aprendizagens em agroecologia urbana, com base nas práticas e saberes populares sobre a agrobiodiversidade, o projeto apoia as/os agricultoras/es urbanas/os na gestão coletiva da produção, comercialização e consumo dos produtos agroecológicos. Além disso tem realizado uma articulação entre poder público municipal e a Universidade, por meio da interação entre ensino, extensão e pesquisa.
FIOCRUZ
“Perto das mulheres, perto da terra: outras economias e circuitos de produção, comercialização e consumo de comida de verdade em territórios da RMBH”
Janeiro de 2024 a Dezembro de 2024
BOLSISTA(S): Marina, Diana, Rafa, Alexandra, Marília e Lucília
Processo de educação agroecológica e acompanhamento de outras economias, circuitos de produção, comercialização e consumo de comida de verdade junto a mulheres agricultoras, produtoras e cozinheiras da RMBH. Objetiva identificar e conhecer as ações empreendidas por meio da produção, comercialização, doação e consumo de alimentos agroecológicos. A pesquisa-ação envolve a realização de visitas nos territórios, encontros e intercâmbios, além da construção e o acompanhamento coletivo do caderno de anotações - instrumento de registro desenvolvido pelo Grupo junto às agricultoras das regionais Nordeste e Barreiro, baseado nas Cadernetas Agroecológicas.
Mulheres agricultoras, produtoras e pesquisadoras na Unidade Produtiva Coletivo Comunitária Alto das Antenas, 2023.
Mutirão no Parque Ecológico do Brejinho, 2022.
PROEX
“Tramas comunitárias para educação ambiental e produção de sistema agroflorestal no território do Parque Ecológico do Brejinho”.
Junho de 2023 a Julho de 2024
Bolsistas: Marina e Sílvia
O Projeto de Extensão Agroecologia no Brejinho realiza ações de pesquisa, ensino e extensão, atuando a partir de práticas e princípios da agroecologia, em diversas frentes e em diálogo com diversos agentes, para promover a mobilização e conscientização socioambiental no Parque Ecológico do Brejinho, localizado no Bairro São Francisco, próximo ao campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em diálogo com os movimentos que acontecem historicamente no território do parque, as ações do projeto pretendem reafirmá-lo como um espaço importante de transformação por meio da ocupação da comunidade, impulsionada em preservar, cuidar e usufruir deste espaço de naturzea na cidade, a partir de ações que envolvem a sistematização, educação e troca de saberes.
CENEX
“Horto do IGC – Formação para o diálogo de Saberes”
Junho de 2023 a Julho de 2024
Bolsistas: Felipe e Crisângela
O Horto do Instituto de Geociências da UFMG, "Horto IGC", é um espaço de cultivo de plantas medicinais, contemplação, descanso e saúde, criado por meio da iniciativa então estudante de Geografia Crisângela Souza, e apoio institucional do AUÊ!/UFMG. A partir do projeto de extensão vinculado ao horto, busca promover e divulgar o conhecimento sobre plantas medicinais e seus usos, salvaguardando sua importância como patrimônio cultural material e imaterial, e dessa maneira incentivando a memória cultural por meio daqueles saberes. Com isso, potencializa a presença e integração do Horto como espaço de formação educacional, ampliando a noção de sala de aula sobretudo pela experiência vivenciada com outros sujeitos e atores sociais.
Visita da turma de geografia durante aula a céu aberto no Horto do IGC, 2022.
Projetos de pesquisa
Roda de conversa durante seminário de lançamento do Anuário das Agriculturas Metropolitanas - primeira edição, 2022.
FIOCRUZ
“Agriculturas Metropolitanas: fortalecendo e aproximando ações coletivas e saberes agroecológicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Colar Metropolitano e entorno”
Janeiro de 2022 a Dezembro de 2022
Este projeto visa fortalecer a pesquisa, a organização social e as políticas públicas por meio da ampliação e disseminação do conhecimento, da capacitação de recursos humanos e da promoção do debate transdisciplinar e intersetorial sobre as diversas agriculturas presentes na RMBH e Colar Metropolitano. Dentro dele, está a produção e publicação do Anuário das Agriculturas Metropolitanas - Uma publicação sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte, ação que integra uma proposta mais ampliada, e em construção, do Observatório da Agroecologia na RMBH e Colar Metropolitano, que envolve parcerias entre o Grupo AUÊ! - Estudos em Agricultura Urbana, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que promovem a agroecologia nesta região.
PRPq / IC
“Caracterização e Mapeamento das Agriculturas na Região Metropolitana de Belo Horizonte"
Julho de 2022 a Agosto de 2023
Bolsista: Lucas
Este projeto visa contribuir na atualização e aprofundamento de dados e informações sobre a atividade agrícola na RMBH, com ênfase nos espaços de agricultura urbana, agricultura familiar e de agroecologia. Busca dar continuidade e avançar as atividades já iniciadas pelo AUÊ! desde sua criação, em 2013, referentes à caracterização e mapeamento de práticas e experiências agrícolas na RMBH, em um movimento transversal e contínuo da atuação do grupo. Além disso, visa aprofundar a compreensão de quem são as/os agricultoras/es, como se organizam e produzem, onde cultivam e como destinam a produção. A sistematização das informações e seu mapeamento, associada ao levantamento e análise dos espaços produtivos e as formas de comercialização realizadas, são importantes para avançar na compreensão conceitual comum sobre as agriculturas na RMBH.
Horta Maria - registro de visita da Caracterização e Mapeamento, 2022.
Roda de conversa do pré-lançamento do 2º Anuário das Agriculturas [IGC/UFMG - 2024]
FAPEMIG
“Agriculturas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e reconfigurações territoriais:
sujeitos e práticas agroecológicas, planejamento territorial e políticas públicas"
Outubro de 2022 a Agosto de 2024
BOLSISTA(S): Victor, Lara, Mariana, Jonatas, Júlia e Álvaro
O projeto visa aprofundar estudos sobre o potencial da agroecologia como parte de uma estratégia de reestruturação territorial da RMBH. A partir do envolvimento e articulação com o ensino e extensão, a pesquisa tem como objetivo sistematizar e analisar iniciativas populares e práticas de agricultura e agroecologia que ensejam e inspirem transformações territoriais locais e regionais, fundamentando-se principalmente na agricultura urbana e familiar e economia popular e solidária; e levantar e analisar quais ações institucionais e governamentais contribuem com o fortalecimento da agricultura nos municípios metropolitanos. Em suma, busca avançar no entendimento das relações contemporâneas entre espaços urbanos e rurais, entre poder público e organizações sociais, dentre outras questões relevantes ao debate sobre regiões metropolitanas.
CNPQ
"Anuários das Agriculturas Metropolitanas: um olhar sobre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Rio de Janeiro"
Março de 2024 a Agosto de 2025
Bolsista: Victor, Ghiulia e Gabriel
O projeto visa aprofundar estudos e possibilitar debates sobre agricultura e produção de alimentos em regiões metropolitanas por meio da elaboração de dois “Anuários das Agriculturas Metropolitanas” para as regiões metropolitanas de Belo Horizonte (RMBH) e do Rio de Janeiro (RMRJ). O principal objetivo dos Anuários é disponibilizar dados atualizados e sistematizados sobre a atividade agropecuária na RMBH e RMRJ, sobre as redes que a promovem, dando visibilidade às diferentes agriculturas nas regiões, assim como para fortalecer a agroecologia, a agricultura urbana e a agricultura familiar. A pesquisa pretende ainda dar subsídios ao diálogo entre organizações sociais e instituições sobre o tema, oferecendo subsídios para o planejamento urbano e regional e para o monitoramento de ações e políticas públicas voltadas ao fortalecimento e ampliação da produção e construção de mercados de alimentos saudáveis e sustentáveis. Uma primeira versão do Anuário das Agriculturas da RMBH foi publicada em 2022 pelo grupo AUÊ!UFMG e agora pretende-se ampliar a experiência em rede de colaboração com a UFRJ e, futuramente, em outras regiões.
Intercâmbio Minas Gerais e Rio de Janeiro [IGC/UFMG - 2024]