Lançamento | Anuário das Agriculturas Metropolitanas
- aueufmg
- 19 de out. de 2022
- 2 min de leitura
O lançamento do 1° Anuário das Agriculturas Metropolitanas foi um sucesso! No dia 13 de setembro nos reunimos no auditório do Instituto de Geociências da UFMG para celebrar e compartilhar esta publicação do Grupo AUÊ! que sistematiza informações sobre as agriculturas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Compartilhamos uma tarde com música, abraços, falas fortes e urgentes, comida de verdade, mudinhas, agradecimentos e muitos sorrisos!
A professora Heloísa Costa e a pesquisadora Daniela Adil, ambas coordenadoras do Grupo, apresentaram o AUÊ! e abriram o encontro. Em seguida, fizemos uma apresentação do Anuário das Agriculturas, suas motivações, percurso, estrutura e sonhos para continuar. Convidamos para interagir com os dados e somar com suas colocações pessoas muito queridas, importantes na trajetória no AUÊ! e fundamentais à RMBH, cada uma a seu modo e de seu território, na luta pelo direito à cidade, à moradia, à alimentação saudável, livre de veneno e acessível a todes, na proteção dos socioagroecossistemas, na acolhida da diversidade, na luta feminina, negra, institucional, popular… na luta pela vida.
Debatendo sobre Espaços e sujeitos: usos do solo, dados demográficos e caracterização e mapeamento das agriculturas metropolitanas estiveram Laura Barroso (Rede de Intercâmbio e Tecnologias Alternativas), Mila Batista Leite Corrêa da Costa (Agência Metropolitana), Antônio Ribeiro (Assentamento Ho Chi Minh/MST), Alexandra (Ocupação Paulo Freire/MLB) e Marcelo Souza (Núcleo Ater-Nativas de Produção), com mediação de @alencar_victor.
Já na roda de conversa sobre Produção, comercialização e políticas públicas estavam Tatiane Reis (SUSAN), Luiza (Rede Sisal) Fernanda Dias (Pé de Quê Agroecológicos) e Elvira (Associação Horizontes Agroecológicos), com mediação de Diana Rodrigues e Luísa Merlgaço.
O lanche ficou por conta da Jucelia e da Núbia, que nos ofereceram comida de vó, feita por mulheres a partir de alimentos agroecológicos de quem produz e comercializa na RMBH. Alimentos da Associação Florestalense de Agroecologia, da Loja da Reforma Agrária e de um agricultor do município de Belo Vale foram deliciosamente transformados em sucos, chás, bolos, broas, tortas e outros preparos.
A energia de canto e batuque da acolhida e despedida veio com Lívia, Marina e Zulu. Nos bastidores, auezitx novas e também da velha guarda colaboraram para que o encontro fosse lindo e alegre. Agradecemos a presença de todes, esperamos que desfrutem bastantes do Anuário, e até a próxima!







































Commenti