top of page

O Grupo de Estudos em Agricultura Urbana – AUÊ!/UFMG tem a satisfação de convidar para o Lançamento do 1° Anuário das Agriculturas Metropolitanas – Uma publicação sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte, que acontecerá no Auditório do Instituto de Geociências da UFMG – IGC/UFMG, dia 13 de setembro, às 14h.

📊🗓️🌿 O Anuário busca compartilhar dados e informações sobre as agriculturas e as dinâmicas sociais e espaciais nos 34 municípios da RMBH, identificados e sistematizados pelo AUÊ! a partir do diálogo e do trabalho coletivo com organizações parceiras. Nós acreditamos que a sistematização e as análises presentes possam ampliar e democratizar o acesso à informação e a construção do conhecimento.

🥑👩🏽‍🌾🍠 O Anuário das Agriculturas Metropolitanas busca ainda situar os campos da agricultura urbana e da agroecologia como projetos possíveis de transformação e enfrentamento de questões urbanas cada vez mais urgentes, com o principal objetivo de poder subsidiar a organização social e ação coletiva, assim como novos estudos e formulação de políticas públicas.

🐝🍂🌈 Nosso desejo é também criar conexões entre as agriculturas metropolitanas, o acesso da população à comida de verdade e a promoção de modos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Além disso, a ampliação do debate e das ações coletivas podem criar condições dignas e justas de trabalho na agricultura; relações de cooperação entre produtoras/es e consumidoras/es; assim como conspirar caminhos para o enfrentamento de diversas e combinadas desigualdades.

Anotou o dia do lançamento na agenda? Confirme sua presença através do formulário: https://forms.gle/V9N4ULnGn7hhyKJD6

Nos vemos lá!

  • 6 de set. de 2022
  • 1 min de leitura

Nós do AUÊ! acreditamos que sistematizar e partilhar informações sobre as agriculturas no território metropolitano é um caminho para ampliar e democratizar o acesso da população à comida de verdade. O Anuário das Agriculturas Metropolitanas, que será lançado em breve, é uma publicação que tem o objetivo de potencializar a divulgação de informações e o diálogo sobre as agriculturas e a agroecologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

🏢🥑🥦🚲🌽🥕🏡🌱🌿🚌🐝🐞

Os dados escolhidos para compor a primeira edição do Anuário das Agriculturas Metropolitanas são provenientes de pesquisas de instituições e organizações que atuam no tema da agricultura. Em sua maioria, são dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), principalmente do seu Censo Agropecuário e pesquisas de produção agropecuária. Além desses, foram selecionados alguns dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Trabalho (MTE) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 📖📊📈💡

Evidentemente, os dados não dão conta da totalidade das iniciativas e experiências de agricultura nos municípios, assim como das dinâmicas territoriais em que estão inseridas. Por outro lado, contribuem para nos aproximar de parte das realidades vividas em cada contexto.

Seguimos juntas! 🤝🌻

  • 1 de set. de 2022
  • 1 min de leitura

Nosso post de hoje é sobre o Horto do Instituto de Geociências da UFMG

No dia 16 de junho deste ano foi realizado o primeiro mutirão do Horto do IGC após o recesso da pandemia. O espaço seguiu sendo visitado e mantido, mas estava precisando de um manejo e da movimentação boa de estudantes e frequentadores dessa sala de aula a céu aberto!

🌿

O mutirão ocorreu com a coordenação da @crisangela.elen, para limpeza, manejo e abertura de novos berços para a plantação das mudas

. Foi um dia importante para a preparação e adequação para as próximas intervenções, oferecendo espaço para uma construção coletiva do Horto IGC. Estiveram presentes membras/os estudantes, bolsistas do AUÊ! e sociedade civil.

🌺







O dia de trabalho foi um sucesso, dando nova cara para o Horto do IGC e enriquecendo com a participação de mais pessoas dentro do projeto.

Essa atividade faz parte do projeto de extensão “Horto do IGC – Formação para o diálogo de Saberes”, sob coordenação da Profa. Janise Bruno Dias e bolsistas Crisângela Souza e Fabio Martins.

bottom of page