top of page
  • 6 de set. de 2022
  • 1 min de leitura

Nós do AUÊ! acreditamos que sistematizar e partilhar informações sobre as agriculturas no território metropolitano é um caminho para ampliar e democratizar o acesso da população à comida de verdade. O Anuário das Agriculturas Metropolitanas, que será lançado em breve, é uma publicação que tem o objetivo de potencializar a divulgação de informações e o diálogo sobre as agriculturas e a agroecologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

🏢🥑🥦🚲🌽🥕🏡🌱🌿🚌🐝🐞

Os dados escolhidos para compor a primeira edição do Anuário das Agriculturas Metropolitanas são provenientes de pesquisas de instituições e organizações que atuam no tema da agricultura. Em sua maioria, são dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), principalmente do seu Censo Agropecuário e pesquisas de produção agropecuária. Além desses, foram selecionados alguns dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Trabalho (MTE) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 📖📊📈💡

Evidentemente, os dados não dão conta da totalidade das iniciativas e experiências de agricultura nos municípios, assim como das dinâmicas territoriais em que estão inseridas. Por outro lado, contribuem para nos aproximar de parte das realidades vividas em cada contexto.

Seguimos juntas! 🤝🌻

  • 26 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

No contexto da RMBH e Colar Metropolitano, as agriculturas podem ser muitas: quintais produtivos, produção em pequenos espaços e espaços alternativos (como em vasos nas lajes, em jardins verticais e nas janelas das casas), em hortas, pomares, farmácias vivas comunitárias – em praças, escolas, postos de saúde, dentre outros espaços, além da produção em assentamentos e acampamentos da reforma agrária, em quilombos e em terreiros, em aldeias e retomadas dos povos indígenas, em propriedades de agricultoras/es familiares, em pequenos sítios ou chácaras.


A seu modo, cada uma dessas práticas que pautam a agricultura no âmbito metropolitano, reforçam a relevância, a compatibilidade e a viabilidade que as agriculturas apresentam para as transformações locais e regionais de territórios metropolitanos.


Nós do AUÊ! acreditamos que sistematizar e partilhar informações sobre as agriculturas no território metropolitano é um caminho para ampliar e democratizar o acesso da população brasileira à comida de verdade. O Anuário das Agriculturas Metropolitanas, que será lançado em breve, é uma publicação que tem o objetivo de potencializar a divulgação de informações e o diálogo sobre as agriculturas e a agroecologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Seguimos juntas!!

Equipe AUÊ!/UFMG

  • 5 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizamos nossa biblioteca com os recentes trabalhos do grupo e de outras pesquisadoras.

Trabalhos AUÊ!:

Monografias de integrantes do grupo:

Agricultura urbana e agroecologia em Belo Horizonte (MG): Uma exploração das informações do Cadastro Municipal de agricultura urbana (2021). Autor: Bruno Cimbleris Alkmim Kern. Orientadoras: Heloísa Soares de Moura Costa e Daniela Adil Oliveira de Almeida.

Feminismos e agroecologia: visões de mundo na pesquisa do Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA(2020)Autora: Ana Carolina Figueiredo Silva. Orientadora: Maria Luiza Grossi Araújo

Artigos e capítulo de livro:

Uma exploração demográfica sobre urbanização e agriculturas na Região Metropolitana de Belo Horizonte Victor Gabriel de Souza Lima Alencar; Heloisa Soares de Moura Costa. Anais do IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. 2020.

Planejar para alimentar as metrópoles: a incorporação da agricultura e da agroecologia no planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte Victor Gabriel de Souza Lima Alencar; Gabriel Mattos Ornelas; Heloisa Soares de Moura Costa. Revista Política e Planejamento Regional. vol. 7, no 3, setembro a dezembro de 2020, p. 285 – 309.

Quando campos disciplinares se encontram: uma aproximação entre direito à cidade e direito à alimentação Autoras/es: Heloisa Soares de Moura Costa; Ghiulia Cabral Martins; Victor Gabriel de Souza Lima Alencar. In: Planejamento urbano e regional : ensino pesquisa e extensão. Organização Camila D’Ottaviano, Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros. Belo Horizonte : Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional ANPUR, 2021.

Outros trabalhos:

Tese: A Feira da Roça Agroecologia e Cultura de Vargem Grande: espaços, práticas e saberes da agricultura urbana no Rio de Janeiro (2021). Autora: Claudia Souza de Mello. Orientadora: Eloisa Carvalho de Araujo.

Dissertações:

Viver e Comer na Cidade: Políticas públicas para o abastecimento alimentar em Belo Horizonte (século XX) (2020) Autora: Lays Silva de Souza. Orientador: Prof. Dr. José Newton Coelho.

Boa leitura!

bottom of page